As expectativas e os desafios são imensos. Porém, imbuídos do princípio de que a atuação integrada amplia a potencialidade de trabalho e a possibilidade de mais acertos, a diretoria efetiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde para a gestão 2017-2022 tomou posse na manhã desta terça-feira, 21. Eleitos em 18 de novembro de 2016, os dirigentes devem seguir adiante na busca contínua da saúde integral e de qualidade e vigilante de novos e melhores dias para os trabalhadores.
“A CNTS está preparada para vencer os novos desafios, reforçar a política interna de unidade e construção, no sentido de fazer crescer sua estrutura de representação e potencial político. Mas é preciso estarmos alertas e unidos entre nós e com as demais representações da classe trabalhadora no enfrentamento das ameaças de redução e até extinção de direitos sociais, previdenciários e trabalhistas, alvos de propostas do governo e outros projetos em tramitação no Congresso Nacional”, ressaltou o presidente reeleito, José Lião de Almeida, ao saldar os companheiros, autoridades, assessores e funcionários presentes à solenidade.
A cerimônia foi presidida pelo dirigente do Fórum Sindical dos Trabalhadores - FST e presidente da Contec, Lourenço Ferreira do Prado, que agradeceu pela honra em dar posse aos dirigentes de uma Confederação atuante e parceira nas lutas do movimento sindical. “Continuemos juntos na batalha”, convocou e parabenizou pelo trabalho feito por José Lião ao longo dos anos: “um capitão de longo curso, companheiro de batalha e do diálogo”.
O presidente do Conselho Nacional de Saúde - CNS, Ronald Santos, destacou a responsabilidade dos dirigentes e a expectativa do Conselho com a nova gestão. “A CNTS esteve presente em todos os momentos que o Conselho convocou e também nas agendas do controle social. 2017 será o ano mais difícil dos últimos 25 anos para os trabalhadores na saúde e a CNTS é fundamental nas nossas lutas, no sentido de fazer dos espaços executivo, jurídico e legislativo um território de combate aos ataques aos direitos sociais; e estar nas ruas, no campo da democracia participativa em defesa dos direitos da saúde”.
Ronald Santos alertou que a saúde foi o primeiro setor que o tsunami da Emenda 95/2016 pegou. “Não se trata de congelamento, mas da redução de recursos. Em poucos momentos tivemos tantos criminosos lesa pátria, entregando o público. Nos anima ver a capacidade da CNTS de reunir lideranças do país no bom combate”. A secretária executiva do Conselho, Neide Rodrigues dos Santos, ressaltou, especialmente a luta das mulheres, que “saem de casa para cumprir o papel em defesa dos direitos sociais”.
Presidente e dirigentes das federações filiadas ressaltaram a caminhada da CNTS – que completou 25 anos em dezembro de 2016 –, a eleição democrática e transparente realizada em congresso, a ampliação da diretoria de forma a atender às demandas dos trabalhadores e o patrimônio político e material construído.
Durante a solenidade de posse foi inaugurada a sala de reuniões para abrigar, com conforte e praticidade, a diretoria ampliada. O tesoureiro-geral, Adair Vassoler, que descerrou a placa de inauguração junto com o presidente José Lião, fez um breve relato de todo o processo de compra e reforma do espaço. “Primeiro veio a reforma estatutária e daí a necessidade de ampliarmos os assentos à mesa, com mais representantes das federações e mais ideias, necessitando de maior e melhor espaço para os nossos debates”.
Diretoria Efetiva – Gestão 2017-2022
Presidente: José Lião de Almeida
Vice-Presidente: João Rodrigues Filho
Secretário-Geral: Valdirlei Castagna
Secretário-Geral Adjunto: Adilson Luiz Szymanski
Tesoureiro-Geral: Adair Vassoler
Tesoureiro-Geral Adjunto: Jânio Silva
Diretor de Patrimônio: Geraldo Isidoro de Santana
Diretor Social e Assuntos Legislativos: Mário Jorge dos Santos Filho
Diretor de Políticas Públicas e Serviços Públicos: Manoel Pereira de Miranda
Diretor de Assuntos Internacionais: Lucimary Santos Pinto
Diretor de Formação e Política Sindical: Terezinha Perissinotto
Diretor Jurídico e de Assuntos Trabalhistas: Joaquim José da Silva Filho
Diretor de Assuntos da Previdência e Assistência Social: Domingos da Silva Ferreira
Diretor de Assuntos de Aposentados e Pensionistas: Clotilde Marques
Diretor de Negociação Coletiva: Carlos Alberto Monteiro de Oliveira
Diretor de Imprensa e Comunicação: Mistrael Mario Pereira da Silva
Diretor de Assuntos de Gênero, Raça, Diversidade e Juventude: Maria Salete Cross
Diretor de Segurança e Saúde do Trabalhador: Domingos Jesus de Souza
Diretor de Pesquisa, Arquivo e Memória Sindical: Osmar Gussi
Diretor de Cultura, Esporte e Lazer: Antônio Lemos
Diretor de Assuntos Econômicos: Caio Cesar Marin
Diretoria (Suplentes): Emerson Cordeiro Pacheco; Maria de Fátima Neves de Souza; Severino Ramos de Souto; Ubiratan Gonçalves Ferreira; José Carlos dos Santos; Lamartine dos Santos Rosa; José Souza da Silva; Claudeci Souza Dorneles; José Francisco de Lima; Ana Maria Mazarin da Silva; Leodália Aparecida de Souza; José Raimundo Santana dos Santos; Janet Johan; Milton Gomes da Silva; Keyla Pereira dos Reis; José Carlos Ferraz; Carlos Antônio Borges da Rosa; Nádia Sloboda Chaneiko; Osmar Pereira Santana; Júlio Cesar Lopes Frota; José Carlos da Silva.
Conselho Fiscal
Efetivos - Walter José Bruno D'Emery; Silvio Vidart Madruga; Walteci Araújo dos Santos
Suplentes - Tatiane de Castro; Edgar Siqueira Veloso; Aparecida dos Santos Lima.
Fonte: CNTS