Hospital do Açúcar se compromete a reformar vestiário e fornecer fardamento a trabalhadores

Hospital do Açúcar se compromete a reformar vestiário e fornecer fardamento a trabalhadores


Publicado em: 06/05/2016 17:44 | Autor: 337

Whatsapp

 

O Hospital do Açúcar prometeu reformar o vestuário geral destinado aos trabalhadores da unidade, bem como garantir fardamento completo a auxiliares e técnicos de enfermagem. Os assuntos foram tratados em audiência na Procuradoria Regional do Trabalho no início de maio.

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal) vinha tentando em diálogo direto com o hospital a algum tempo para garantir os itens aos trabalhadores, porém restou acionar a Justiça do Trabalho para tentar resolver a situação. Segundo a denúncia, os trabalhadores circulam nas dependências do hospital com as vestimentas que devem ser utilizadas apenas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade. Os trabalhadores também alegaram levar os uniformes para serem limpos em suas residências, e denunciaram que não há armários suficientes para todos os empregados.

Também não há divisão, por gênero, dos armários destinados aos empregados. Ainda conforme a denúncia, os trabalhadores que exercem a função de serviços gerais entram e saem das UTI's com a mesma roupa.

Durante a audiência realizada no dia 02 de maio, o representante do Hospital do Açúcar argumentou dizendo que a atual situação financeira da unidade impedia que alguns investimentos fossem realizados.

Porém, ficou acordado que a unidade terá até o final de agosto para garantir o fardamento completo aos trabalhadores auxiliares e técnicos de enfermagem e até o dia 31 de dezembro deste ano para finalizar a reforma no vestiário geral. A empresa também se comprometeu em apresentar à PRT o relatório financeiro com as receitas e despesas.

Caberá também ao Hospital do Açúcar divulgar amplamente a proibição de funcionários circularem fora das dependências da unidade com fardamento.

O presidente do Sateal, Mário Jorge Filho, foi contrário à demora do Hospital para cumprir tais determinações e lembrou que a empresa já havia assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e sabia dos prazos. 

Mário Jorge destacou ainda a importância de se cumprir as normas com relação ao uso do fardamento. “O uso do fardamento é obrigatório dentro do ambiente hospitalar. Quem não cumpre essa orientação está ferindo as normas regidas pela NR 32, que visa garantir não só a saúde como o bem estar do trabalhador”, ressaltou.

 

Ascom Sateal