Profissionais da Enfermagem de Alagoas realizam ato na Orla de Ponta Verde no próximo domingo (18)

Profissionais da Enfermagem de Alagoas realizam ato na Orla de Ponta Verde no próximo domingo (18)


Publicado em: 14/10/2015 20:51 | Autor: 337

Whatsapp

 

No próximo dia 18 de outubro, domingo, a orla da Ponta Verde vai ser tomada por estudantes e profissionais de Enfermagem durante o Ato em Defesa da Enfermagem Alagoana. A atividade visa dialogar com a população sobre a importância dos profissionais de Enfermagem para o sistema de saúde alagoano e brasileiro, bem como realizar a coleta de assinaturas para um abaixo assinado, a ser entregue às autoridades, que traz a indignação da categoria em relação a exploração de seus trabalhadores através de vínculos precários.

A concentração está marcada para as 09 horas da manhã no antigo Alagoinhas, na Ponta Verde. A ação é coordenada pela Associação Brasileira de Enfermagem de Alagoas (Aben), o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal), Conselho Regional de Enfermagem (Coren/AL) e Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas (Sineal).

As instituições também compõem o Fórum Estadual das Organizações de Enfermagem, que no final de agosto aprovou, durante assembleia realizada no auditório do Sindicato dos Bancários, um documento conjunto que destaca o posicionamento com relação às condições de trabalho dos profissionais e da forma como a terceirização afeta o setor.

O fórum se uniu para discutir e defender de forma conjunta os trabalhadores da Enfermagem frente à decisão do Instituto Saúde e Cidadania (Isac) de não modificar a situação do processo seletivo para contratação de profissionais para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche, em Maceió. Além disso, as entidades querem promover o bem estar dos profissionais da Enfermagem.

Durante o ato marcado para o próximo domingo, as entidades irão manifestar repúdio ao uso de recursos públicos para financiar a iniciativa privada, à avalanche de contratos terceirizados no lugar de concursos públicos, além de cobrar melhorias aos trabalhadores e ao sistema público de saúde, capacitações e a regulamentação da jornada de trabalho de 30 horas.

No ato de domingo, a população além de conhecer mais de perto um pouco da realidade da Enfermagem alagoana, poderá contribuir assinando um abaixo assinado, que serão encaminhados por meio de ações conjuntas consubstanciadas de cobrança de responsabilidades aos órgãos, instâncias e instituições gestoras do SUS Municipal, Estadual e Federal, ao Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho e Justiça do Trabalho.

Ascom Sateal