Acidentes de trabalho atingiram 63 mil trabalhadores em Alagoas, aponta IBGE

Acidentes de trabalho atingiram 63 mil trabalhadores em Alagoas, aponta IBGE


Publicado em: 02/10/2015 19:00 | Autor: 337

Whatsapp

 

Você já parou para pensar quantos trabalhadores se acidentaram no país? Uma pesquisa inédita do Instituto Brasileiro de Geografia Brasileira e Estatística (IBGE) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que quase cinco milhões de brasileiros se acidentaram no país entre 2012 e 2013.

Os dados fazem parte da pesquisa publicada pelo IBGE na Pesquisa Nacional da Saúde e traz pela primeira vez dados de todos os estados sobre a segurança no trabalho.

Alagoas registrou 63 mil acidentes de trabalho em 2013, segundo a pesquisa. Na região Nordeste foram registrados 1.282 milhões de acidentes em ambiente de trabalho. Segundo Deborah Malta, diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos
não Transmissíveis e promoção da saúde do ministério, 86 mil casos anuais de lesões foram graves, ou provocaram mortes.

A pesquisa funciona também como um divisor de águas na história da saúde do trabalhador, já que traz com precisão um panorama da gravidade do problema. O desgaste e os problemas vividos pelos trabalhadores são traduzidos na pesquisa e convoca as autoridades responsáveis para repensar medidas de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

Além disso, os dados apontam para uma das bandeiras de luta que o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal) sempre hasteou: a necessidade de usar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e atender, no nosso caso, o que diz as orientações na Norma Reguladora 32 (NR-32).

Ascom Sateal - Com Informações IBGE e Fiocruz